Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows

Comentários
Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows

Para ficar sabendo de novos posts sobre Torrent basta assinar o RSS, seguir o Mafagrafos no Twitter ou então curtir a página do Mafagrafos no Facebook.

A muito tempo atrás fiz a transição do Vuze (que na época se chamava Azureus) para o uTorrent e desde então uTorrent tem sido meu software preferido para baixar torrents no Windows.

E mais recentemente troquei o Transmission também pelo uTorrent no Mac, que não tem tantas opções de configuração quanto a versão Windows, mas que ainda sim é muito bom.

Apesar do uTorrent ser bom por si só, um uTorrent bem configurado é excelente para baixar filmes, séries, jogos e muitas outras coisas. Já mostrei anteriormente como configurar o uTorrent no Mac, um tutorial que pode ajudar usuários do Windows, mas que não era específico para esse sistema. Por isso, nesse post irei falar como fazer essa configuração no Windows.

Além de uma boa configuração, existem outras formas aumentar a velocidade do torrent:

Antes de tudo, você deve abrir a janela de preferências do uTorrent e ir na seção Connection. 

uTorrent - Connection

Na seção Connection iremos configurar a porta que o uTorrent irá usar. Normalmente você não terá que mudar esse número, mas caso você não esteja conseguindo fazer nenhum download pode ser interessante mudar esse número.

O botão Random port irá criar uma porta aleatória para você. Caso você use um roteador, o número da porta será importante pois pode ser que você tenha que desbloquear essa porta no roteador. Mas normalmente os roteadores vêm configurados para usar UPnP ou NAT-PMP, que são formas de desbloquear as portas automaticamente.

Por fim, se você usa o Firewall do Windows (habilitado por padrão no Windows), você deve adicionar uma excessão para o uTorrent através da opção Add Windows Firewall exception.

Vamos então para a seção Bandwith.

uTorrent - Bandwith

Na seção Bandwith, você pode configurar os limites de velocidade de download e upload do uTorrent. Se você colocar zero, ele não irá se preocupar com limites de velocidade, algo que pode prejudicar o uso da internet em outros programas.

Para descobrir a sua velocidade máxima de download e upload você pode usar o SpeedTest, mas como a resposta será em Mbps você precisar multiplicar tal valor por 128. Uma boa dica é colocar a velocidade de download e upload entre 70% e 80% do máximo indicado pelo SpeedTest. As outras opções, em geral, podem ser deixadas nos valores padrão sem problemas.

Seguimos, então, para a seção BitTorrent.

uTorrent - BitTorrent

Essa seção controla várias opções de coneção do BitTorrent. Para uma melhor velocidade, sugiro deixar todas as opções marcadas, exceto Limit local peer bandwidth. Principalmente por causa da rede DHT que permite que você se conecte com outros usuários além dos que estão nos seus trackers.

Uma configuração muito importante é a escolha da opção de encriptação. Existem três opções: Disabled (sem encriptação), Enabled (com encriptação se possível) e Force (com encriptação obrigatória). Recomendo o uso da opção Force, já que várias empresas de banda larga, ao perceberem que você está usando torrent, diminui a sua velocidade.

Através da encriptação esse problema é reduzido, mas por outro lado você será capaz de se conectar com menos pessoas. Para entender melhor sobre esse assunto leia o post Traffic Shapping: O que é, Como Detectar e Como Evitar.

uTorrent - Transfer Cap

O Transfer Cap é uma ferramenta útil para quem tem planos de banda larga que cobram quando sua quantidade de download passa um certo limite (ou então reduz drasticamente sua velocidade). A configuração é bem simples: você escolhe quantos Gigabytes você quer baixar no máximo, em qual período (em dias) e se você quer considerar apenas Uploads, apenas Downloads ou ambos. Dessa forma, o uTorrent não irá estourar esse limite de transferência no período escolhido.

uTorrent - Queueing

Na seção Queueing podemos definir quantos torrents podem estar ativos ao mesmo tempo e quantos downloads podem estar ativos ao mesmo tempo. Não existe resposta certa para essas opções, já que elas dependem do seu objetivo e da qualidade dos torrents que você está baixando.

Quanto mais torrents ativos, maior a velocidade de download global (até o limite da sua internet). Mas isso pode significar que cada download individualmente baixe lentamente. O resultado é que um arquivo pode demorar muito para baixar. Por outro lado, poucos torrents ativos pode levar a um mau aproveitamento da sua internet.

O Seeding Goal define até quando você deve compartilhar um arquivo após o seu download. É uma boa política na comunidade torrent compartilhar o arquivo até o número de bytes que foram feitos upload ser 1.5 do número de bytes que foram feitos download (150% de ratio).

uTorrent - Scheduler

Por fim, o Scheduler é uma ferramenta muito interessante para que o uTorrent não atrapalhe a internet num horário específico. Por exemplo, se você trabalha nessa máquina das 08:00 às 18:00 durante a semana, é possível indicar para o uTorrent não funcionar nesse horário (Turn Off) ou apenas fazer upload (Seeding only), funcionar com velocidade limitada das 18:00 às 24:00 (Limited) e baixar em velocidade máxima nos outros horários (Full speed). É possível até agendar dependendo do dia da semana.

Apesar de existirem várias outras configurações no uTorrent, essa são as que eu considero mais importantes para melhorar a velocidade de download. Mas apesar de um uTorrent bem configurado levar a downloads melhores, é importante ressaltar que é importante que os seus torrents sejam bons também. Você pode obter torrents bons através do TorrentZ, possivelmente o melhor site de torrent da atualidade e também através de Trackers Privados.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows”

  1. de+ e muito bom

    1. schouery diz:

      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigado pela visita!

  2. Muito bom, obrigado pelas informações, seguindo. Lembrando galera, quando termianr de baixar um torrent, faça sua parte deixando o upload.

    1. schouery diz:

      Continuar compartilhando após terminar o download é essencial para a comunidade de torrent. É a mehor forma de manter os torrents vivos para quem quiser baixar depois.

  3. Arthurcardosocruvinel diz:

    no meu nao adiantou nada :( ainda a velocidade ta 0.1 kbs :(

    1. schouery diz:

      Olá,

      eu tentaria várias coisas.

      1 – Tente baixar um outro torrent. Pode ser que o torrent que você está baixando seja ruim. Procure um torrent com bastante seeders e poucos peers para testar. Minha sugestão: teste utilizando o torrent da última versão do Ubuntu Linux (que costuma ter uma boa velocidade).

      2 – Veja se seu firewall está configurado corretamente. Ele pode estar bloqueando o uTorrent. Mesmo o Windows tem um firewall embutido.

      3 – Veja se o seu roteador está configurado corretamente para permitir acesso a porta que você está utilizando no software. Uma boa dica é habilitar o UPnP tanto no roteador quanto no uTorrent.

      Espero ter ajudado!

      1. cara por por favo mim ajuda nenhum gerenciador torrent esta funcionando mais aqi no meu notebook já instalei varios e todos ficam com velocidade muito baixa eu usava o utorrent e baixava a 130 kb/s de madrugada e a uns 60 em horarios de pico agora nao sai do 0.2 kb/s e os outros qi instalei ficam a mesma coisa ja verifiquei as porta e nada por favor tem como mim ajuda esta ai o meu email [email protected], e aqi esta meu facebook espero retorno agradeço desde já amigo http://www.facebook.com/tiago.castiglioni

        1. mano valeu mesmo,ajudo muito!

  4. Arthurcardosocruvinel diz:

    Me ajude :(

  5. na minha conexão num começa o download ,acho que possa ser o DHT  ele fica dizendo que ta esperando login,,,,,…o que faço?
     

    1. schouery diz:

      Olá,
      em primeiro lugar eu tentaria baixar um torrent que tenha tracker, para não depender do DHT. Assim você consegue ver se o problema é com o DHT ou não…

      Eu olharia as configurações de Firewall e do Roteador (caso você use) para ver se as portas do uTorrent estão abertas.

      Abraços!

  6. não consigo controlar mais as velocidades de up e down em cada torrent em separado e em conjunto. Quando instalei o Utorrent, logo após instalar o windows, era possível controlar, mas disseram que o problema pode ser a desinstalação de vários programas que apagam junto DLLs, e talvez apagasse algo que controlasse as velocidades. O que posso fazer, já que reinstalar o Utorrent não adiantou???

    1. schouery diz:

      Olá,
      não acho que isso seja uma questão de DLLs, elas normalmente não tem a ver com a configuração do software.

      Talvez removendo o uTorrent usando o Revo Uninstaller (http://mafagrafos.net/2011/11/24/10-softwares-para-melhorar-o-windows/) e reinstalando ajude.

  7. Boas, a minha velocidade de internet e boa,(tenho ligação por cabo) mas quando eu tou baixando dois filmes ao mesmo tempo, só um deles tem a velocidade ao maximo, um tem a velocidade a 200 kb/s e o outro tem a 4 kb/s, (os torrents são bons) mas se eu pausar o que esta a sacar a 200kb/s o outro ja sobe a velocidade dos 4 kb/s para os 190 kb/s, ou seja, não consigo sacar duas coisas ao mesmo tempo sem que uma afecte a velocidade da outra, se uma está rapida a outra está lenta. que faço para sacar os dois filmes com a velocidade maxima ??( eu nao tenho limite na velocidade de recepção)

    1. schouery diz:

      Olá Pedro,
      pelo o que você descreve, eu consigo pensar em duas coisas.

      A primeira é que existe algum tipo de problema com o número de conexões no seu uTorrent. No menu de configuração existe alguns campos pra definir o número de conexões globais e por torrent.

      Eu tentaria mudar esses valores para valores mais altos.

      Pode ser também uma questão do sistema operacional. Você está usando qual versão do Windows?

      A minha outra ideia é que talvez isso seja um problema de Traffic Shapping:
      http://www.mafagrafos.net/2012/06/11/traffic-shapping-o-que-e-como-detectar-e-como-evitar/

      Ative a encriptação do uTorrent se ainda não o fez.

      Espero ter ajudado.

      Abraços!

  8. Guilherme diz:

    Olá! Estou com um problema aqui. Sou membro de um tracker privado, baixo os arquivos na velocidade máxima que minha internet permite mas quando tento semear os arquivos, pra aumentar o ratio, a velocidade de upload não sai do 0 (zero). Engraçado é que em trackers públicos, a velocidade de upload é normal. Já tentei configurar o uTorrent de todos os jeitos mas não dá certo.

    1. schouery diz:

      Olá Guilherme,
      nunca me deparei com esse problema. Mas acho que você deveria investigar o problema de forma sistemática.

      A primeira coisa que eu testaria é se o problema ocorre apenas no uTorrent ou se acontece em qualquer cliente torrent.

      Outra coisa, eu tentaria desabilitar o DHT e o PEX já que Trackers privados não deixam utilizar o DHT. Se os seus torrents públicos pararem de fazer upload, pode ser que eles estejam usando exclusivamente essas tecnologias.

      Uma pergunta: o upload é zero sempre ou apenas ao final do download? Se for apenas ao final, eu olharia a quantidade de seeders e peers do torrent. É comum em trackers privados que o torrent tenha muitos seeders, mais do que o necessário, e o upload não aconteça.

      Para garantir, eu daria uma olhada nas configurações de rede, principalmente se você usar algo do tipo PeerBlock.

      Por fim, eu olharia o fórum do tracker (se ele existir) para ver se alguém reporta o mesmo problema.

      Abraços!

  9. WillFluxReborn diz:

    Olá, gostaria de saber se eu posso para de enviar os arquivos, o programa tá enviando 500MB pra cada 1GB. Quero parar de enviar os arquivos como eu faço pra sair dessa politica do utorrent e/ou amenizar prejuizos na conexão? (de preferência para de enviar)

    1. schouery diz:

      Olá,
      você pode diminuir a velocidade de upload nas configurações.

      Mas é importante resaltar que essa é a forma de funcionamento do torrent. Todo mundo baixa e todo mundo envia dados.

      Isso significa que se você deixar uma velocidade de upload muito baixa pode ser penalizado pelos trackers e não ter boas velocidades de download.

      Abraços!

  10. Olá, eu queria saber se você tem algum tutorial ai pra focar o utorrent pra upload, usar o máximo da banda de upload, todos os tutos que vejo na net é pra sanguessugas.

    1. schouery diz:

      O Luca,
      eu não escrevi nenhum tutorial sobre isso, mas não é muito difícil. Se você seguir as configurações nesse post terá um uTorrent “bem” configurado. Basta então ou limitar bastante a velocidade de download ou então diminuir o número de downloads ativos ao mesmo tempo. Todas as outras opções (DHT, PEX, encriptação, etc) ajudam nas duas questões.

      Abraços!

  11. Daniel Silva diz:

    Muito obrigado! Me foi muito útil pra n atrapalhar na velocidade do navegador…

  12. Muito Obrigado,melhor tutorial escrito que eu já vi (y)

  13. Bom dia eu tenho uma duvida qualquer torrent que eu começo a baixar inicia com uma velocidade de aproximadadement 113.0 kb/s mais apos alguns instantes a velocidade baixa de 43.5kb/s a 50kb/s e eu não costumo usar a internet quando baixo torrents foi tem ideia do que pode ser ???? a minha internet é de 1mega

    1. schouery diz:

      Olá Claudio,

      Difícil dizer o que pode ser, já que várias coisas influenciam a velocidade de download do torrent.

      A minha sugestão é dar uma olhada no post: http://www.mafagrafos.net/2012/07/25/8-dicas-aumentar-velocidade-torrent/

      Talvez alguma das dicas de lá resolva o seu problema.

      Abraços!

  14. Olá Schouery,

    Tenho um problema, não estou conseguindo baixar meus torrents.

    Está tudo Ok mas não está baixando.

    Tenho um torrent baixando e já está a horas e não carrega. o que pode ser?

    Em veloc. Dow. não aparece nada
    Em Veloc. Uplo. também nada.

    Me ajudem……:’(

    1. schouery diz:

      Olá,

      Provavelmente deve ser problema ou no Firewall ou no Roteador. Você já verificou essas configurações?

      Abraços!

  15. no meu melhorou d+ muito obrigado!

  16. Ola tenho uma duvida: baixo o arquivo e depois de um tempo mudo de um HD pra outro maior, tem como continuar compartilhando sem precisar deixar no local de origem(onde baixou originalmente)?

    1. schouery diz:

      Olá Tiago,

      Basta abrir o torrent novamente e colocar o caminho do arquivo que foi baixado. Ele vai detectar que o torrent já terminou.

      Se você configurou uma pasta para mover os arquivos automaticamente quando completados, basta colocar lá.

      Abraços!

  17. Helielson Ribeiro diz:

    Meus caros, utilizo o UTorrent há vários anos, e pela primeira vez um provedor de internet (Net Vale – Ipatinga/MG) bloqueou o compartilhamento de arquivos P2P. Há alguma forma de burlar este bloqueio? Este bloqueio é lícito? Caso não haja como burlar este bloqueio, posso recorrer de alguma forma, tendo em vista que nenhum bloqueio deste tipo consta em contrato ou em leis brasileiras?

    1. schouery diz:

      Olá,

      Talvez você consiga burlar isso usando alguma das técnicas mencionadas nesse artigo: http://www.mafagrafos.net/2012/10/26/torrent-como-ficar-anonimo/

      Sobre questões legais, não é a minha área de especialidade, então prefiro não opinar.

      Acho que a grande questão é tentar entender tecnicamente qual tipo de bloqueio eles estão fazendo para tentar burlar. Ou então trocar de provedor…

      Abraços!

  18. tenho 2MB sempre e.e

  19. muito bom!!!! vlw

  20. ei cara!!!!! será que vc tem como colocar um com o mediaget????

    1. Rafael Schouery diz:

      Oi Renan,
      Eu não conheço o MediaGet, então fica difícil fazer um post sobre ele.
      Mas eu tenho toda uma série de posts sobre Torrent na página http://www.mafagrafos.net/tudo-sobre-downloads-torrent/
      Lá você pode encontrar diversas dicas que também serão válidas para o MediaGet.

      Abraços!