Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

10 Dicas de Como Economizar Bateria no Android

Comentários
10 Dicas de Como Economizar Bateria no Android

Para algumas pessoas o consumo de bateria de um Android não é problema, mas para outras pode ser um grande frustração. Existem diversas técnicas que pode ser usadas para preservar a bateria do seu celular, algumas são bem leves e já outras são mais drásticas. De qualquer forma é interessante fazer um ajuste fino da suas configurações para economizar mais a sua bateria, já que nunca sabemos quando vamos precisar dela. Essa é uma compilação de 10 dicas que podem ser usadas ou não dependendo das suas necessidades.

Bateria

1. Desabilite o Wi-Fi, o Bluetooth, o GPS e o uso de dados do 3G.

Quando não estiver usando uma dessas ferramentas, não se esqueça de deixa-las desativadas. Pode ser chato ter que ficar ativando e desativando, mas a redução no consumo de bateria vale a pena.

2. Usar a rede 2G.

A rede 3G gasta mais bateria que o 2G. Felizmente é possível configurar o Android para usar apenas a rede 2G, o que pode ser bem interessante se você usa mais o WiFi ou nem tem um plano de dados 3G.

3. Desabilite o AutoSync

O AutoSync é uma ferramenta muito útil que mantém o seu celular sincronizado com vários serviços e, por exemplo, avisa quando você têm um novo e-mail. Mas se você aceita não usar o AutoSync, você pode economizar bastante bateria se deixa-lo desabilitado.

4. Diminuir o tempo de timeout da tela

Se você não mexer no seu celular durante algum tempo, sua tela irá apagar sozinha. É possível configurar o seu Android para que o tempo necessário para apagar a tela seja bem pequeno. Se por um lado a tela apaga rapidamente se não for utilizada (o que pode ser muito chato), por outro lado você economiza bateria por não ficar tanto tempo com a tela ativa.

5. Diminuir o brilho da tela

Uma forma de economizar bateria é procurar um meio termo para o brilho da tela. É claro que uma tela muito apagada dificulta que você veja as informações na tela do seu celular, mas diminuindo o brilho da tela você reduz o consumo de bateria.

6. Tirar o Vibracall

Exceto por raras ocasiões onde o barulho externo é muito alto, você não precisa que o seu celular, além de tocar o seu ringtone, também vibre. É possível desativar o vibracall totalmente ou então deixa-lo ativo somente quando o telefone estiver em modo silencioso.

7. Parar Apps que estão rodando em background

Quando você sai de uma App no Android ela não é necessariamente fechada. Isso significa que ela pode ficar consumindo bateria (e memória também) sem trazer nenhum benefício para você (apesar de que algumas Apps realizam coisas importantes em background). Você pode encerrar essas Apps manualmente ou utilizando Apps específicas como, por exemplo, o Advanced Task Killer.

8. Usando Apps para reduzir o gasto da bateria

Existem algumas Apps que lidam com o gasto da bateria no Android. Cada App promete fazer uma coisa diferente, mas uma que me chamou a atenção é a Easy Battery Saver que otimiza o gasto de bateria do WiFi e de outras ferramentas.

9. Carregar corretamente sua bateria

Segundo esse texto, o ideal é não deixar sua bateria abaixo de 40% e nem acima dos 80%, exceto uma vez por mês que você deve deixar a bateria descarregar completamente e então carrega-la até 100%. Evite também de o celular conectado na tomada depois de estar 100% carregado.

10. Outras Dicas

Existem várias outras coisas que você pode fazer para economizar a bateria do seu celular. Algumas dessas dicas estão disponíveis no site WikiHow que tem, inclusive, um video com dicas. Outra ideia interessante é procurar especificamente sobre o seu modelo de celular na internet pois alguns ajustes de configuração podem ser especialmente interessantes para o seu modelo.

Image: digitalart / FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “10 Dicas de Como Economizar Bateria no Android”

  1. Android2.3 diz:

    vlw amgo.. ajudou bastante !! :)