Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Lendo e Escrevendo em Partições NTFS no Mac OS X

Comentários
Lendo e Escrevendo em Partições NTFS no Mac OS X

Cada sistema operacional utiliza um (ou mais) tipos de sistemas de arquivos. O Mac OS X  atualmente utiliza o HSF+, as distribuições de Linux utilizam, em sua maioria, o Ext4 e o Windows atualmente utiliza o NTFS. Além desses sistemas de arquivos, os sistemas operacionais oferecem suporte a outros sistemas, tais como o FAT32 usado em pendrives.

Hard Disk

Infelizmente, a Apple e a Microsoft não estão muito preocupadas que o seu sistema operacional seja capaz de ler e escrever em discos e partições que utilizam o sistema de arquivos do concorrente. Por isso, o Windows é incapaz de acessar partições Ext4 e HSF+ e o Mac OS é incapaz de acessar partições Ext4 e NTFS.

No caso particular do Mac OS e partições NTFS, é possível ler os arquivos salvos na partição NTFS mas não é possível escrever no disco. Mas é possível utiliza softwares de terceiros que adicionam funcionalidades no Mac OS para resolver esse problema.

Para o Mac OS X Leopard, existe uma boa solução gratuita: o software NTFS-3G for Mac OS X da Tuxera. A instalação é trivial e após ser realizada permite que você leia e escreva em discos NTFS sem nenhum problema. Infelizmente o NTFS-3G não tem suporte aos kernels totalmente em 64 bits do Snow Leopard e do Lion e, portanto, não podem ser usados nesses sistemas operacionais.

O motivo para o NTFS-3G não ter suporte a Snow Leopard e ao Lion é meramente financeiro. A mesma empresa produz o software Tuxera NTFS que é uma versão melhorada e paga do NTFS-3G que suporta o Snow Leopard e o Lion. Dependendo das suas necessidades, talvez valha a pena pagar o preço do software (atualmente 25 Euros).

Infelizmente ainda não encontrei uma solução gratuita para o Snow Leopard e para o Lion. Na verdade, é muito difícil que a empresa continue desenvolvendo o NTFS-3G agora que eles têm um software comercial que faz exatamente a mesma coisa.

Image: renjith krishnan / FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.