Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Como Remover o Jailbreak do iPhone, iPad ou iPod Touch

Comentários
Como Remover o Jailbreak do iPhone, iPad ou iPod Touch

O Jailbreak é algo essencial para muitos usuários dos dispositivos da Apple. Através dele é possível instalar uma vasta gama de aplicativos que modificam o iOS. Existem vários motivos pelos quais pode ser interessante fazer o Jailbreak, mas também existe outros motivos pelos quais é interessante não fazer o Jailbreak. Por exemplo, a versão mais atual do iOS é a 5.1 mas o meu iPad 2 ainda está na versão 5.0.1 pois não existe Jailbreak para iPad 2 com iOS 5.1 (pelo menos não enquanto esse post estava sendo escrito).

Mas se você já fez o Jailbreak do seu dispositivo, você pode querer remover esse Jailbreak (por diversos motivos). Nesse post irei explicar algumas formas de fazer essa remoção.

De volta para a Prisão

Removendo o Jailbreak da Forma Simples

A forma mais simples de remover o Jailbreak é através do botão Restore do iTunes. Ele irá apagar todo o conteúdo do seu dispositivo e mudar todas as configurações para o padrão de fábrica. Após realizar esse processo, basta clicar com o botão direito sobre o dispositivo (na barra lateral esquerda do iTunes) e escolher Restore from Backup para obter os seus dados novamente. Outra opção é instalar uma nova versão do iOS (por exemplo, indo da versão 5.0.1 para a 5.1), que irá remover automaticamente o Jailbreak.

Removendo o Jailbreak da Forma Recomendada

Apesar da forma acima ser a mais simples, ela não é a mais recomendada. Isso porque, em alguns casos, é possível que você tenha problemas ao tentar fazer um novo Jailbreak no futuro. A forma mais recomendada de remover o Jailbreak é através do uso do modo DFU (Device Firmware Update).  Através do DFU é possível fazer a reinstalação da versão do iOS que você estava utilizando através do botão Restore no iTunes. Dessa forma, você terá certeza que nenhum rastro do Jailbreak será deixado no seu dispositivo.

Algumas vezes é interessante fazer a remoção do Jailbreak, principalmente quando uma versão nova do iOS trás muitas mudanças e você deseja fazer a atualização. Nesse caso, é importante tomar alguns cuidados para não perder os seus dados. Seja para usar essa nova versão sem Jailbreak ou então para instalar um novo Jailbreak específico dessa versão.

Image: worradmu / FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Como Remover o Jailbreak do iPhone, iPad ou iPod Touch”

  1. WendelLeon diz:

    Adorei a esplicação .. Parabéns !

    1. schouery diz:

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      1. Maththormin diz:

        Alguém pode me ajudar? meu itunes nao reconhece meu iphone só em modo DFU em modo normal o itunes nao reconhece pq ?

        1. schouery diz:

          Olá,
          nunca passei por esse problema, então não sei o que posso sugerir. Talvez você precise fazer um Restore estando no modo DFU. Mas eu pesquisaria mais antes de fazer qualquer coisa.

  2. Diogo Mauro diz:

    Como eu removo o jailbreak de um iPhone sem atualizar automaticamente o firmware? Atualmente estou na versão 5.0.1 e sei que se fizer isso pelo iTunes com uma restauração ele instalará a nova versão automaticamente e mudará minha baseband. Então com remover o jailbreak sem atualizar o firmware? Grato pela resposta.

    1. schouery diz:

      Olá Diogo,
      eu nunca passei por essa situação, até porque eu tenho apenas um iPad 2. Talvez esse link possa ajuda-lo: http://www.clangsm.com.br/vb/iphone-ipod-touch-ipod/16294-como-atualizar-seu-iphone-4-sem-atualizar-o-baseband-windows-421-a.html

      Abraços!

  3. Gio_olive diz:

    oi eu fiz jailbreak no meu iphone 3gs e quando fui atualizar o ios tive que fazer restore , so que agora o iphone nao funciona e diz que nao tem sim card e que nao consegue atualizar  ? sabe o que pode ser isso 

    1. schouery diz:

      Olá,
      eu tentaria fazer outro restore, usando o modo DFU. Mas de preferência não recupere o backup a partir do iTunes. Dizem que isso pode levar a problemas.

      Não sei se isso pode ter a ver com o baseband….

      Eu não tenho um iPhone, apenas um iPad, e sei que o iPhone tem algumas outras questões que envolvem o desbloqueio.

      Espero ter ajudado.

      1. Olá Schouery. Estou com o mesmo problema. Vc conseguiu resolver?
        Aguardo um retorno. Obrigada. Josy

        1. schouery diz:

          Olá, infelizmente o @5402bccd577ec15d7af9f529f577219d:disqus não respondeu a mensagem se conseguiu resolver o problema ou não. Como disse, por não ter um iPhone, não sei bem o que pode ser. Mas eu tentaria fazer outro restore usando o modo DFU:
          http://mafagrafos.net/2012/03/21/entrando-no-modo-dfu-ipad-iphone-ipod/

  4. Tentei das duas maneiras fazer a atualização do IOS6, tenho iphone 4s com Jailbreak e Gmate. Tem alguma outra dica?

    1. schouery diz:

      Olá,
      você tentou instalar a versão atual antes de fazer o upgrade?

  5. boa tarde eu ao restaurar para os valores d fabrica vou ficar com actualizaçao q tenho ou a q vinha quando o comprei?

    1. schouery diz:

      Olá,
      até onde eu sei, você continuará na versão atual.
      Abraços!

  6. estou querendo tirar o jailbreak tenho ios 5.0.1 e iphone 4 se eu tirar o jaillbreak da forma recomendada meu iphone vai travar ou dar erro?(meus programas principais no cydia sao infity folders e dock barrel colorkeyboard e androidlock xd)

    obg

    1. schouery diz:

      Olá,
      na minha experiência não vai acontecer nada de ruim com o seu iPhone.

      Mas eu fiz esse processo em um iPad, então se você tiver feito alterações no BaseBand não sei o que pode acontecer após esse processo.

      Abraços!

      1. como assim

        1. meu iphone eh brasileiro.e meus programas principais sao aqueles eu preciso muito do iphone(preciso tomar to o cuidado possivel)eu retiro eles antes de realizar o processo(modo simples ou o recomendado)
          obg

          quando eu boto no modo dvu mode e respring atualiza e tira o jailbreak ne minha versao e a 5.0.1

          1. schouery diz:

            Bom, então se você não fez alterações no BaseBand porque não precisou desbloquear o iPhone, então o processo de remoção deve funcionar sem problemas.

            Eu recomendo usar o modo DFU já que ele irá realmente remover o Jaibreak.

            Abraços!

  7. Oi, você pode me ajudar? Eu tenho um iPhone 4 jailbroken, e depois de algumas instalações no Cydia (numa tentativa falha de fazer o meu aparelho se conectar ao 3G do Tim Liberty à força) ele não reconhece mais o “Edge” e nem o “3G”, além de não reconhecer chips de outras operadoras se não a da TIM. Bom, depois de muita pesquisa, algumas pessoas me disseram que isso tem a ver com o Jailbreak e tudo mais. Eu quero restaurar o aparelho via iTunes e tirar o jailbreak do meu iPhone, mas tenho uma dúvida: o backup que eu faço antes de restaurar salva meus contatos, mensagens e eventos do calendário? Você acha que a restauração pode me ajudar a resolver esse problema com o 3G? Grata.

    1. schouery diz:

      Olá Bianca,
      eu não recomendo você utilizar o backup feito, já que você vai colocar o backup do aparelho com jailbreak no aparelho sem o jailbreak. Talvez o iCloud seja capaz de salvar seus contatos, mensagens e eventos de forma que você possa restaurar depois.

      Sobre a questão da restauração ajudar com o problema do 3G, sinceramente, não sei responder, mas acredito que sim, já que você deve voltar para as configurações de fábrica.

      Abraços!

  8. oi, tenho um ipad 2 que tinha JB, mas fiz atualização pelo DFU…ocorre
    que ele ficar desligando e ligando reinteradamente depois da atualizaçao
    do 6, nao consigo concluir pelo itunes e iniciar novo Ipad, por causa
    do desligamento de minuto a minuto …podem me ajudar por favor?
    obrigada

  9. eu tento e tento mais quando vou restaurar ele faz todo o processo e derrepente aparece um erro “o ipod nao pode ser restaurado.ocorreu um erro desconhecido (3194)”

    1. Olá Hudson, você conseguiu resolver esse problema ai?

  10. Olá, alguém me ajude por favor! Eu comprei um Ipad 2 que estava com jailbreak, agora após ver muitos post resolvi apagar o cydia do meu aparelho, acontece que em vez de restaurar, cliquei em “redefinir todos os ajustes” no próprio Ipad. E está demorando muito. E agora? Vai dar certo também?

  11. Amigo se eu restaura o Ipad volta a ter garantia ?

    1. schouery diz:

      Em teoria sim, já que eles não vão conseguir detectar que tinha jailbreak…
      Mas é difícil falar com certeza…

  12. Jeferson diz:

    schouery Blz! Tenho iphone 3gs com cyndia o ios que tenho é 4.2.1, gostaria de tirar o jailbreak e deixar original com versão de ios mais recente. Agora tava lendo seu post e vc comenta de deixar em modo DFU, blz e depois clicar em restaurar pelo itunes… fiquei com duvidas. Aguardo retorno… Abraço

    1. schouery diz:

      Olá Jeferson,

      Basicamente você precisa entra no modo DFU: http://www.mafagrafos.net/2012/03/21/entrando-no-modo-dfu-ipad-iphone-ipod/

      E depois o iTunes vai identificar que o seu iphone está no modo DFU e vai dar a opção de fazer restaurar. Após isso você pode fazer a instalação do iOS mais novo (se ele já não fizer ou der essa opção para você).

      Abraços!

      1. Jeferson diz:

        Muito obrigado vou tentar …. Abraço

  13. Clarissa diz:

    Se eu fizer o backup no iCloud e depois estauras somente o backup, o jailbreak sai? O meu iOS é 5.0.1

    1. schouery diz:

      Oi Clarissa, não sei dizer, acredito que não deve ter problema, mas nunca testei isso.

      Abraços!