Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Torrent: Diferenças e Semelhanças com o eMule

Comentários
Torrent: Diferenças e Semelhanças com o eMule

Um software que já foi bastante utilizado para fazer downloads é o eMule. Na verdade, a alguns anos atrás, o eMule era muito utilizado, mas acabou perdendo lugar para sites como o RapidShare e o MegaUpload e para o torrent.

Mas ainda hoje existe uma grande quantidade de pessoas que usam o eMule e, portanto, ele é uma forma viável de se fazer download. Nesse post, irei explicar as semelhanças e, principalmente, as diferenças entre o eMule e o Torrent.

Mula

Semelhanças com o Torrent

O eMule tem várias semelhanças com o torrent. Além de ser um sistema P2P, onde os usuários trocam os arquivos entre si, ele também trabalha com partes do arquivo, permitindo que uma pessoa que ainda não baixou todo o arquivo, envie as partes já baixadas para outros usuários.

Além disso, o eMule também aceita links ed2k (ed2k://), através dos quais é possível iniciar um download automaticamente, assim como os magnet links que temos no torrent. Por fim, o eMule tem sua própria implementação de DHT, diminuindo a necessidade de servidores em relação ao eDonkey, seu antecessor.

Na verdade, é possível ver várias semelhanças entre o torrent e o eMule, principalmente por causa da época em que foram desenvolvidos, com ideias novas flutuando entre as tecnologias que estavam nascendo.

Diferenças em relação ao Torrent

Algumas diferenças são bem claras. Em primeiro lugar, não existe um arquivo semelhante ao torrent a ser baixado. Os arquivos são encontrados através de buscas dentro do próprio programa ou através de links ed2k (que andam bem sumidos pela internet).

Além disso, o compartilhamento dos arquivos é bem mais fácil, pois você define uma ou mais pastas para compartilhar. Assim, todos os arquivos nas pastas selecionadas podem ser encontrados através da busca do programa. Dessa forma, é possível compartilhar uma grande quantidade de arquivos, sem muito trabalho, diferentemente do torrent.

Existem também três diferenças entre o eMule e o Torrent que são menos claras, mas também importante.

Quando um usuário diminui o limite de velocidade do seu upload, o software automaticamente reduz o limite de velocidade do download. Isso é feito para evitar os leechers, usuários que querem apenas fazer o download sem fazer upload, algo extremamente prejudicial para a comunidade do software. O torrent não faz um controle tão preciso contra os leechers, esse controle é feito, opcionalmente, nos trackers.

Além disso, o eMule tem uma forma diferente de lidar com as transferências, de forma que é muito comum termos uma fila de espera muito grande pelos arquivos, algo que faz com que o download demore a começar. Nesse aspecto, o torrent é muito mais eficaz, pois normalmente o download inicia imediatamente.

Por fim, o protocolo do torrent é mais eficiente do que o protocolo do eMule, levando a velocidades maiores de download.

Por que usar o eMule?

Na minha opinião, o torrent é muito melhor do que o eMule para os downloads rotineiros. Mas é fato que existem vários arquivos que são encontrados apenas no eMule.

Isso ocorre por causa do compartilhamento de pastas descrito acima. Por causa dele é possível encontrar vários arquivos raros para os quais ninguém nunca criou um torrent ou não há sementes para os torrents disponíveis.

Por isso, acredito que vale a pena ter o eMule (ou por exemplo, o aMule que é multiplataforma) instalado, pois algumas vezes desejamos algum arquivo raro e não conseguimos encontra-lo em sites como o TorrentZ.

Image(s): FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Torrent: Diferenças e Semelhanças com o eMule”

  1. Eu nunca consegui baixar nada no e-Mule em toda a minha vida. Hehe!  Quando eu achava o que queria, não inicia o download nunca e então eu logo desistia. Sério, esse é um software com o qual nunca me entendi.

    1. schouery diz:

      Realmente, tem horas que o eMule é muito ruim. Ele demora para começar e mesmo quando começa é bastante lento. Mas é util para baixar algumas coisas, principalmente pdfs.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Pra baixar arquivos AAC iTunes Plus m4a, raros de servidores chineses(lá o emule bomba), o emule é uma opção, mas demora muito! Mesmo banda larga de 10MB o maximo que se consegue é 25 KB/s, como se dizia antigamente, “tem que deixar ligado e esquecer”, voltei ao emule recentemente, e continua uma merda, mas funciona…

    1. schouery diz:

      Realmente, existem alguns tipos de arquivos para os quais o eMule é muito bom. Por exemplo para eBooks.

      Mas eu também não sei o que acontece e se existe alguma forma de configurá-lo diferente da que eu faço para ser mais rápido. É bastante frustrante usar o eMule.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Abraços!

  3. Nossa já usei muito o emule, o negócio era saber em qual servidor conectar, depois que descobri isso muitas músicas foram baixadas, e a questão da veçocidade é, quanto mais se compartilha mais ele libera de banda, então nos primeiros downloads a velocidade é baixa mesmo, só parei com ele por conta do torrent e por que os servidores melhores começaram a sumir.

    1. schouery diz:

      Eu tive um amigo na Universidade que dizia basicamente a mesma coisa. Mas eu, particularmente, nunca fui muito fã do eMule…
      Obrigado pela visita e pelo comentário!