Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

8 Dicas para Aumentar a Velocidade do Torrent

Comentários
8 Dicas para Aumentar a Velocidade do Torrent

O Torrent é uma tecnologia de compartilhamento de arquivo incrível. Mas para se obter grandes velocidades de download é importante seguir algumas dicas básicas.

Velocidade

Site Usado Para Obter o Torrent

Existe uma grande quantidade de sites que disponibilizam torrents para os mais diversos tipos de downloads. Alguns deles têm grandes comunidades de usuários, o que ajuda muito no compartilhamento dos arquivos entre esses usuários. Já outros têm uma pequena quantidade de usuários, o que pode prejudicar quem está tentando baixar um arquivo.

Por isso, é muito importante obter o torrent de um bom site. Na maioria das vezes, isso basta para que você seja capaz de fazer o download do arquivo desejado. Sugiro que você use o TorrentZ e outros dos melhores sites para torrent. Outra opção é usar um Tracker Privado, que costumam exigir que os seus usuário compartilhem mais os seus arquivos.

Número de Seeders

O primordial para conseguir baixar qualquer arquivo através de torrent é que outras pessoas estejam compartilhando aquele arquivo. E são os Seeders (ou sementes) que viabilizam isso, já que cada Seeder já terminou de baixar o arquivo mas continua compartilhando com a comunidade.

Teoricamente, é possível baixar um arquivo que não tenha Seeders, pois pode ser que os Leechers (aqueles que ainda estão baixando o arquivo) combinados tenham o arquivo completo. Mas esse pode não ser o caso e você corre o risco de baixar uma parte do arquivo, mas nunca conseguir concluir o seu download.

Além disso, um torrent com poucos Seeders pode ser perigoso, já que é possível que todos esses Seeders desconectem e você não termine o download.

Relação entre Seeders e Leechers

Apesar de ser importante o número de Seeders de um torrent, algumas vezes é mais importante a razão entre Seeders e Leechers. Na verdade, esse é o motivo de muitos torrents altamente populares (por exemplo, quando um episódio de uma série acaba de sair) serem lentos.

Imagine o seguinte cenário, muito comum, onde temos mil Seeders mas 5 mil Leechers. Isso cria um gargalo na distribuição do arquivo que pode prejudicar muito a velocidade. Por outro lado, se tivermos 50 Seeders mas apenas 10 Leechers, então será mais fácil se conectar a vários Seeders e obter o arquivo mais rapidamente.

Por isso, é importante procurar por torrents que tenham uma boa proporção entre Seeders e Leechers.

Software Utilizado

Algo que também ajuda muito na velocidade do download é utilizar um bom software de torrent. Existe uma quantidade impressionante de softwares de torrent, mas poucos deles são realmente bons.

Além disso, mantenha o seu software atualizado. Isso é bastante importante já novas tecnologias e funcionalidades são lançadas com o passar do tempo. E também eventuais problemas de performance são corrigidos com as novas versões.

Configuração do Software

Em geral, os melhores softwares de torrent funcionam muito bem com a configuração padrão. Mas eles permitem que uma grande quantidade de opções sejam alteradas para buscar melhores velocidades de download.

Configurar bem o seu software de torrent pode ser necessário caso você tenha grandes problemas de velocidade nos seus downloads mas também pode ser muito útil para apenas conseguir um pouco mais de velocidade.

Usando DHT, PEX e uTP

Com o passar do tempo novas tecnologias vão sendo incorporadas ao protocolo BitTorrent. Três dessas tecnologias são DHT, PEX e uTP, todas disponíveis no uTorrent e que ajudam bastante na velocidade dos downloads.

O DHT permite encontrar novos pares para o seu torrent, o que ajuda você a fazer novas conexões e possibilita melhorar a sua velocidade de download. O PEX ajuda a melhorar a comunicação entre os pares, diminuindo a importância do tracker para gerenciar os usuários.

Já o uTP ajuda a diminuir a interferência do software de torrent em outras aplicações. Dessa forma você não precisa fechar ou limitar a velocidade de download do seu software para poder usar outras aplicações que também acessam a internet.

Evitar o Traffic Shapping

O Traffic Shapping é uma atitude tomada por algumas provedoras de internet para diminuir a velocidade de download e upload do cliente quando ele está usando alguma serviço como, por exemplo, o Torrent.

Existem várias formas de tentar detectar e evitar o Traffic Shapping. A forma mais simples de (tentar) evitar o Traffic Shapping é ativando a encriptação no software de torrent.

Número de Torrents Ativos

Um pequeno detalhe de configuração também pode prejudicar a velocidade de download usando Torrent. Em geral, os softwares de torrent permitem que você escolha o número de torrents ativos ao mesmo tempo.

A dica para essa configuração é experimentar e variar conforme a sua necessidade. Por exemplo, se você estiver baixando dez arquivos diferentes mas deseja que três deles terminem logo, então é preferível que você deixe apenas esses três torrents ativos. Caso contrário, você gastará parte da sua velocidade de download (e upload) com os outros torrents.

Mas escolher um número muito pequeno pode ser ruim, principalmente se você está baixando arquivos que não consomem toda a sua velocidade de download. Por isso é necessário buscar um equilíbrio nessa configuração.

Apesar de não ser necessário seguir todas as dicas desse post, a combinação delas pode levar a ótimas velocidades de download. Não é incomum que, usando essas dicas, seja possível fazer downloads usando a velocidade máxima contratada.

Image: FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “8 Dicas para Aumentar a Velocidade do Torrent”

  1. Gostei muito do site Rafael! O post também está ótimo para pessoas como eu. Abraços

    1. schouery diz:

      Oi Guilherme,
      fico feliz que tenha gostado do post.
      Obrigado pela visita! Abrações!

  2. Blz, continuarei a ler todos os posts.