Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Criando Textos Profissionais com LaTeX

Comentários
Criando Textos Profissionais com LaTeX

O Microsoft Word (e concorrentes como o Pages e o OpenOffice Writer) é uma das ferramentas de trabalho mais comum no dia a dia de muitas pessoas.

Apesar de muitos terem se acostumado a usar o Word e outros editores de texto, existem pessoas que desejam criar textos com uma qualidade mais profissional, além de ter mais controle sobre toda a editoração gráfica do livro, artigo científico ou documento criado.

Textos com LaTeX

Nesse ponto entra o LaTeX, um software livre que permite criar textos com uma aparência profissional, controlando cada aspecto do produto gerado.

O LaTeX

O LaTeX não funciona igual ao Word e outros concorrentes, já que não é uma ferramenta que mostra o resultado do texto em tempo real.

Você cria um arquivo com o texto e comandos que modificam esse texto e utiliza o LaTeX para gerar um documento formatado, por exemplo, num arquivo PDF.

Por exemplo, se você quiser deixar a palavra Mafagrafos em negrito no LaTeX, você deve digitar \textbf{Mafagrafos}, já que textbf é o comando para transformar em negrito. Enquanto estiver criando o documento, você verá apenas \textbf{Mafagrafos}, mas no documento final verá Mafagrafos como esperado.

Para aqueles que conhecem HTML, o LaTeX é uma forma de estruturar e estilizar o seu texto usando comandos, assim como é feito na internet.

A ideia pode ser estranha para quem nunca teve contato com programação ou design de páginas usando HTML, mas depois de um tempo se torna bastante natural.

Praticidade vs. Qualidade

Utilizar o Word pode ser muito mais prático do que utilizar o LaTeX para quem não tem nenhuma ou pouca experiência com essa ferramenta.

Mas, em geral, o acabamento de textos feitos no Word é bastante ruim, dando uma impressão pouco profissional para conteúdos como livros, artigos, cartas, etc…

Já o LaTeX, apesar de não ser muito prático, é naturalmente elegante. Ele realiza diversos truques na formatação do seu texto para que ele seja automaticamente bonito. Por exemplo, o texto é automaticamente justificado, mas da forma grosseira que o Word faz, onde grandes espaços surgem entre as palavras.

Na verdade, para escrever um texto com uma má formatação no LaTeX dá bastante trabalho, já que a formatação padrão garante um belo documento ao final.

Por Que Aprender LaTeX?

Talvez o LaTeX não seja uma ferramenta interessante para todas as pessoas, mas para outras pode ser uma ferramenta valiosa.

Em primeiro lugar, se você estiver ligado ao mundo acadêmico, vale muito a pena aprender a usar LaTeX para escrever artigos científicos. Quase todo matemático e computólogo utiliza essa ferramenta, principalmente pela facilidade em lidar com símbolos matemáticos. Mas pessoas de todas as áreas podem se beneficiar escrevendo os artigos em LaTeX ao invés de Word.

Além disso, ele é uma ferramenta muito boa para produzir livros, pois conta com ferramentas para fazer bibliografia, notas de rodapé, indíces, referências a figuras, capítulos e outros.

E, após o seu domínio, se torna útil para escrever diversos tipos de textos.

Aprendendo LaTeX

Aprender LaTeX não é uma tarefa trivial, já que envolve aprender um novo paradigma para a escrita de textos.

A referência básica para aprender LaTeX é o livro gratuito “The Not So Short Introduction to LaTeX“, que também conta com uma versão em português. Alias, o próprio livro é um exemplo de um documento escrito utilizando LaTeX.

Esse livro irá ensinar como escrever textos utilizando a linguagem do LaTeX, mas não como gerar os documentos. Felizmente, existem vários editores de LaTeX que são capazes de ajudar no processo de geração e de escrita dos documentos.

Além disso, os que já estão familiarizados com o uso do terminal, não terão grandes problemas em instalar e utilizar comandos como latex e pdflatex.

Conclusão

O LaTeX pode ser uma ferramenta difícil de aprender, tanto pela mudança de paradigma quanto por dificuldades técnicas envolvendo os comandos e o uso dos softwares relacionados ao LaTeX. Mas é uma ferramenta muito poderosa para aqueles que lidam bastante com textos e precisam dar um acabamento profissional aos seus conteúdos.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Criando Textos Profissionais com LaTeX”

  1. Grasiani diz:

    Lembrem-se da ferramenta brasileira txt2tags, que converte um texto com sintaxe simples em latex. txt2tags.org/

    1. schouery diz:

      Olá,
      essa ferramenta parece bastante interessante, mais legal ainda o fato de ser brasileira.

      Abraços!

    2. Joacelio Moura de Lucena diz:

      Bem lembrado. Uso bastante o txt2tags com bons resultados, tanto para gerar LaTeX como outras saídas. Recomendo bem.

  2. Léo Vailati diz:

    Engraçao esse post sair bem no dia em que eu comecei a aprender LaTeX (ontem, para uma tarefa).

    1. schouery diz:

      Olá,
      fico feliz que você tenha começado a aprender, LaTeX é um pouco difícil no começo, mas é muito legal.

      Boa sorte no aprendizado!

  3. Fabio Lima diz:

    O LaTeX é quase que exclusivamente para produzir textos acadêmicos de Ciências Exatas. E mesmo assim, é restrito a algumas poucas áreas, que são: Computação, Matemática, Engenharia Elétrica e Física. Nos outros ramo das Ciências Exatas é muito raro, a menos que o trabalho possua grande interseção com alguma das 4 áreas que citei. Mas há uma exceção… Música! LaTeX é muito bom para escrever partituras. Uma dica importante é que, apesar de ser multiplataforma, é muito mais fácil desenvolver textos em LaTeX utilizando sistemas operacionais Linux, pois a instalação é trivial e as ferramentas são mais ricas.

    1. Liberalino Maia diz:

      Também dá pra ilustrar partidas de Xadrez.

      1. Fabio Lima diz:

        Se a gente for começar a falar em tudo que dá pra fazer em LaTeX a conversa não acaba mais :) Eu uso pra tudo, praticamente nunca abro um documento no LibreOffice e saio digitando. Eu só quis destacar que é uma ferramente de um nicho muito específico.

        1. schouery diz:

          Olá,
          sim, o LaTeX é de um nicho muito específico, mas acho que por dois motivos:
          1) Ainda é bastante técnico usar o LaTeX.
          2) Não é tão divulgado.
          Na minha opinião, os acadêmicos de todas as áreas deveriam usar LaTeX. E acredito que se aplica a pessoas de outras áreas também.

          Obrigado pela visita e pelos comentários!

      2. schouery diz:

        Olá,
        que dava para ilustrar partidas de Xadrez eu não sabia… Mas acredito facilmente, já que tem muitos pacotes mesmo.
        Obrigado pela vista!

  4. Liberalino Maia diz:

    Descobri o LaTeX há alguns dias e, de lá para cá, a cada vez que aprendo um recurso novo, se acumula o arrependimento de não tê-lo descoberto enquanto ainda estava na graduação. Mas tudo bem, pois naquela época o LibreOffice quebrou bastante o galho na elaboração da minha monografia.

    Agora, uma coisa que ainda não desceu pela garganta foi o fato de ter aprendido a usar um processador de texto somente em 1993, com o WordStar 5, sendo que o TeX já existia desde o final da década de 1970.

    1. schouery diz:

      Acho que o aprendizado com LaTeX nunca acaba. Sempre tem uma coisa nova que queremos fazer e acabamos descobrindo novos comandos.

      Principalmente se você ter professores detalhistas como os meus, que se incomodam com cada problema de formatação e sempre ensinam um truque novo para deixar o texto ainda mais bonito.

  5. É importante lembrar de programas como GNUPlot que aumentam o poder do LaTeX (no caso para gráficos). E como “módulos extras” parqa o LaTeX temos o repositório CTAN.

    1. schouery diz:

      Com certeza, existem várias formas de “estender” o LaTeX. E o GNUPlot é um dos softwares que mais utilizei com o LaTeX até hoje.

      Obrigado pelo comentário!

  6. Vale a pena conhecer também o LyX, que é um editor wysiwyg que usa o LaTeX como renderizador, é muito prático.

    1. schouery diz:

      Obrigado pela dica, pode ser interessante para mencionar em posts futuros sobre LaTeX.

      Abraços!

  7. schouery diz:

    Olá,
    eu não sei como fazer, mas uma boa fonte para procurar é no http://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX

    Abraços!

  8. schouery diz:

    Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada!