Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Sublime Text 2: Um Editor para Mac OS, Linux e Windows

Comentários
Sublime Text 2: Um Editor para Mac OS, Linux e Windows

Em Abril desse ano, publiquei um post sobre o TextMate, um excelente editor de textos para Mac OS. Na época, eu afirmei que ele era o melhor editor de textos para Mac OS (segundo a minha opinião, obviamente).

E após isso, alguns leitores me indicaram o Sublime Text 2, um forte concorrente ao TextMate. Fiquei curioso para conhecer esse editor e confesso que me impressionei com sua qualidade.

Sublime Text 2

Sublime Text 2

O Sublime Text 2 é um editor de textos não apenas para Mac OS, mas também para Windows e Linux, que traz vários recursos interessantes além de uma interface muito limpa.

E apesar de ser pago (US$ 59), é possível baixar e usar uma versão de testes completa sem limite de tempo de uso. O único incomodo dessa versão de teste é que, eventualmente, ela lembra você de comprar o software.

A licença de uso é por usuário e não por máquina, o que significa você pode usar o Sublime Text em vários computadores. Existem também licenças para empresas que permite o uso por vários usuários.

Existem várias funcionalidades interessantes no Sublime Text, sendo as principais:

  • Goto Anything: Através de um atalho é possível ir para qualquer arquivo do projeto atual, para qualquer símbolo (por exemplo, funções) de um arquivo ou para uma linha específica. O comando é inteligente o suficiente para que você não tenha que digitar o nome inteiro do arquivo ou do símbolo.
  • Command Palette: Uma lista de comandos que permite acessar funcionalidades que você não usa com tanta frequência e, por isso, não sabe os atalhos de cor.
  • Split Editing: Permite que você divida a tela do editor para poder ver e editar vários arquivos ao mesmo tempo.
  • Multiple Selections: É possível selecionar várias partes do texto ao mesmo tempo, mesmo que elas estejam em lugares diferentes. E é possível editar todas essas seleções ao mesmo tempo, algo que economiza bastante tempo.
  • Tab Completion e Auto Complete: O Tab Completion completa o texto autal ao pressionar a tecla tab e o Auto Complete é um popup que aparece enquanto você digita para completar a palavra atual. 

Sublime Text 2

E assim como o TextMate, é possível instalar pacotes que adicionam novas funcionalidades ou suporte a novas linguagens. A forma mais fácil de fazer isso é através do Sublime Package Control que permite instalar os pacotes diretamente pelo Sublime Text.

Uma grande lista de pacotes pode ser encontrada na página Sublime Text Packages. Roberto Protásio sugere alguns pacotes interessantes no seu post Usando Sublime Text 2 para Desenvolvimento. Além disso, o Sublime Text é (parcialmente) compatível com o pacotes do TextMate.

Para aqueles que querem conhecer esse ótimo editor, sugiro instalar a versão de teste e começar a usar. Existem vários artigos na internet com dicas, mas sugiro que você veja os vídeos de Steve Randy Tantra, o Guia Definitio do Sublime Text 2 e um texto sobre algumas coisas que iniciantes não sabem sobre o Sublime Text.

Além disso, se você é desenvolvedor Web, vale a pena ver Workflow usado por Andrey Tarantsov que ele afirma ser melhor do que usar o Coda e o Espresso.

Apesar do preço um pouco salgado, acredito que o Sublime Text 2 pode ser uma boa escolha como editor de texto, principalmente para desenvolvedores.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.