Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

O Melhor Celular Pode Ser o Seu Atual

Comentários
O Melhor Celular Pode Ser o Seu Atual

Apesar de existirem várias formas de um Smartphone melhorar a sua vida, dependendo da sua rotina, do seu celular e do seu plano de internet, o seu smartphone pode ser muito mal utilizado. E pode parecer que o melhor celular é o último lançamento (até porque tem gente que diz o melhor é o iPhone e outros que é o Galaxy S3).

Isso aconteceu comigo e o meu (modesto) celular Android. Passada a animação inicial com o celular e posteriormente a diversão de instalar o CyanogenMod nele, ele voltou a ser apenas um aparelho para fazer ligações e mandar SMSs. E então veio a vontade de comprar algo melhor.

No fim das contas, percebi que um smartphone melhor não iria mudar essa situação. Por isso criei o Mind Map abaixo para planejar as várias funções que eu quero dar ao meu celular.

Em Busca do Melhor Celular

Jogos

Logo percebi que eu não tenho o melhor celular para jogos, alias bem longe disso. Até tentei instalar jogos como o Jetpack Joyride nele, mas é impossível de jogar.

Felizmente existem vários jogos que podem ser jogados em celulares mais simples e pensei alguns que conheço por causa do iPad e pesquisei para ver se eles existem também para Android. Acabei ficando com a seguinte lista que irei testar no meu celular:

Esses são jogos mais simples, mas que podem ser uma ferramenta interessante contra o tédio, principalmente no banco ou em médicos.

Redes Sociais

As redes sociais investem pesado em Apps para celulares que, em geral, rodam até nos aparelhos mais simples. Apesar de você pode acessar essas redes no computador, o celular permite que você não só leia mas também publique coisas quando você não está em casa ou no trabalho.

Ao invés de tirar uma foto, passar para o computador e então publicar, você pode usar o seu celular para mandar fotos tiradas na hora usando 3G ou WiFi. Além disso, você pode participar de redes sociais como o FourSquare e o SCVNGR para marcar os lugares que você foi.

Produtividade

O celular também pode ser uma ferramenta para aumentar a sua produtividade. No meu caso, eu utilizo o Remember The Milk para gerenciar as minhas tarefas. E existe uma App capaz de fazer a sincronização com o serviço para eu não esquecer tarefas que preciso fazer quando estou longe do computador.

Além disso, eu utilizo o Método Pomodoro para aumentar a minha produtividade. Nesse método é necessário utilizar um cronômetro para marcar o tempo dedicado a cada tarefa e o celular é uma ótima ferramenta para isso.

Central de Notificações

Uma coisa bastante útil que você pode fazer com o seu celular é transforma-lo em uma Central de Notificações. Ao invés de ser distraído pelo computador, você pode jogar todas as suas notificações no celular: email, agenda, RSS, Facebook, Twitter e até coisas mais complexas como o Uptime do seu site.

Uma forma interessante de fazer isso é através do Boxcar, um dos softwares que permite que você adicione uma grande quantidade de notificações para serem mandadas no seu celular.

A grande vantagem de transformar o celular em uma central de notificações é que você pode facilmente ignorar o seu celular se estiver focado no trabalho.

Utilidades

Também é possível utilizar o celular para várias outras coisas. Em particular, ele pode ser usado como um GPS tanto através de aplicativos pagos como o Sygic quanto através dos gratuitos como o Google Maps e o Waze.

Ele também é um ótimo despertador e pode ser útil para ver a previsão do tempo rapidamente antes de sair de casa. E existem várias outras coisas interessantes que dá para fazer com o celular.

Em Busca do Melhor Celular

Na verdade, dá para usar o celular para uma infinidade de coisas. E tudo depende do que você precisa, de um pouco de pesquisa de Apps interessantes e respeitar os limites do seu celular. E você não precisa ter o melhor celular do mercado para poder usar as ferramentas que mencionei acima.

Por isso, sugiro que você faça um pequeno exercício e pense no que você quer que o seu celular te ajude. Talvez você já faça várias das coisas que mencionei acima ou talvez algumas delas sejam irrelevantes para você. Mas pare um pouco e se pergunte como o seu celular pode ser mais útil. Uma dica é ver o Top 20 apps mais populares para seu Android do Blog do Android.

Uma forma bastante interessante de “atualizar” o seu celular é trocando o Launcher, que nada mais é do que o programa responsável pela tela inicial e por iniciar aplicativos no seu celular.

Talvez você nem precise comprar um celular novo se replanejar o uso do atual. Ou então, possa escolher melhor o modelo a ser comprado dependendo das suas necessidades.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.