Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

TextMate vs. Sublime Text 2

Comentários
TextMate vs. Sublime Text 2

A algum tempo atrás publiquei um post sobre o TextMate que na época era o meu editor favorito para Mac OS. E recentemente publiquei um post sobre o Sublime Text 2, um forte concorrente ao TextMate e que funciona não só no Mac OS mas também no Windows e Linux.

Quem é melhor: TextMate ou Sublime Text 2?

Textmate Vs. Sublime Text 2

Eu acabei migrando do TextMate para o Sublime Text porque, apesar do TextMate ser um editor muito bom, acredito que hoje ele já está um pouco ultrapassado.

Já faz bastante tempo que ele não tem uma atualização relevante e não há mais grandes novidades em relação aos seus Bundles. Ele ainda é um ótimo editor, mas o Sublime Text 2 trouxe várias funcionalidades interessantes, inclusive um visual melhor e uma usabilidade mais agradável.

De certa forma, o Sublime Text 2 é um TextMate melhorado, com todas as funcionalidades que queremos mas feitas de uma maneira melhor. Apesar de existirem coisas no Sublime Text que me incomodam, ele é melhor para trabalhar do que o TextMate.

E eu não fui o único a troca o TextMate pelo Sublime Text. Vários programadores fizeram o mesmo, incluindo alguns blogueiros brasileiros que publicaram sobre o assunto, incluindo Diego Eis do Tableless, Renan M. Pimentel do Algoritmizando e Daniel Filho.

TextMate 2 vs. Sublime Text 2

Essa briga promete ser boa já que o TextMate 2 trouxe vários novos recursos incluindo alguns semelhantes aos do Sublime Text 2.

Além disso, recentemente o TextMate 2 tornou-se software livre, ou seja, ele será gratuito (diferentemente do Sublime Text 2) e poderá ser desenvolvido por uma comunidade de programadores. Se essa comunidade crescer, ele poderá ganhar ótimas funcionalidades e bater de frente com o Sublime Text 2.

No final das contas, eu ainda não me decidi entre o TextMate 2 ou o Sublime Text 2. O TextMate 2 ainda está em versão Alpha com várias funcionalidades não concluídas ou faltando. Apesar disso ele já pode ser usado no dia a dia sem grandes problemas.

Mas ele ainda não tem várias funcionalidades que gosto do Sublime Text 2 como o Tab Completion e o Auto Complete. Por outro lado, eu estou muito acostumado com os atalhos do TextMate para LaTeX, algo que utilizo muito.

Por enquanto, estou tendendo mais a utilizar o TextMate 2 para editar textos em LaTeX e o Sublime Text 2 para programar (principalmente em C++, que é o que eu mais tenho programado).

De qualquer forma, ambos são ótimos editores de texto que podem ajudar na produtividade durante a programação, Web Design ou editoração com o LaTeX.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.