Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Por Que Usar RSS para Acompanhar Blogs e Sites?

Comentários
Por Que Usar RSS para Acompanhar Blogs e Sites?

Hoje em dia temos diversas opções para acompanhar as informações que surgem na internet. Talvez as mais usadas sejam as redes sociais que permite ver conteúdos publicados pelas pessoas que seguimos.

Outra forma muito popular é entrar frequentemente nos grandes portais como UOL, Terra, iG além de sites de jornais ou canais de televisão.

Mas, na minha opinião, a melhor forma de obter informações na internet ainda é através do RSS. Se você ainda não conhece o RSS, veja o Guia de Início Rápido: Acompanhando Sites com RSS.

RSS

Economizando Tempo com RSS

O RSS permite que você acompanhe o conteúdo de muitas fontes diferentes (blogs, sites de notícias, fóruns, etc) em apenas um site (como o Google Reader) ou programa (como o Reeder do Mac OS). Isso faz com que você possa ler tudo aquilo que interessa para você em apenas um lugar.

Assim você não precisa buscar informações em vários sites diferentes, economizando bastante tempo. E também você utilizará uma ferramenta específica para a leitura desses conteúdos.

Por exemplo, o Google Reader tem atalhos muito bons que permitem que você navegue entre o conteúdo praticamente sem precisar utilizar o mouse. Você pode ver o título de diversas notícias ou posts de blogs rapidamente e ler apenas o que lhe interessa.

O RSS traz uma Interface Consistente

Cada site na internet tem uma aparência (layout) diferente. Apesar desses layouts seguirem alguns padrões, nem todo site é fácil, agradável ou rápido de ser usado.

Utilizando um leitor de RSS você se livra desses problemas já que o leitor dá uma interface consistente para acessar o conteúdo.

O layout é o mesmo independente do blog em que se originou o post, o que muda é apenas o conteúdo. Além disso, bons leitores de RSS são projetados para serem bastante fáceis, rápidos e agradáveis de usar.

Ritmo de Leitura

Uma outra grande vantagem do RSS é que ele acompanha a sua velocidade de leitura.

As redes sociais, principalmente o Twitter, geram uma quantidade muito grande de informação (nem todas relevantes para você). Dessa forma, pode ser difícil acompanhar todo esse conteúdo e você pode perder informações importantes no processo.

Por exemplo, através do RSS você pode acompanhar 100 fontes diferentes de informação e não perder uma única postagem. Já no Twitter é quase impossível você acompanhar 100 pessoas diferentes e ler cada um dos posts dessas pessoas sem perder muito tempo.

As redes sociais geram muito conteúdo e esse conteúdo é bastante diversificado. No Twitter você não vai encontrar apenas os posts de um blog, mas também toda a comunicação do blogueiro com seus leitores.

Não estou criticando o Twitter, apenas acredito que ele seja mais momentâneo, isto é, você lê a informação que está sendo publicada agora (ou a pouco tempo atrás) e ignora o que ficou para trás. Se você não entrar no Twitter por apenas dois dias, ler toda a informação gerada nesse tempo será muito difícil.

Já com o RSS, o conteúdo está lá, todo organizado e esperando por você. É claro que se você seguir uma quantidade enorme de sites ou não ler os seus RSS com uma certa frequência, também terá muito conteúdo acumulado. Mas o conteúdo gerado é muito menor do que se você acompanhasse esses mesmos sites pelas redes sociais.

Um Grande Defeito do RSS

Infelizmente o RSS é uma tecnologia que veio antes do grande crescimento das redes sociais e, por isso, ele não tem nenhum característica dessas redes em si.

Não sabemos os que nossos amigos estão acompanhando via RSS e o que eles gostaram ou não de ler. Os leitores de RSS, em geral, permitem enviar os posts para as redes sociais mas o RSS em si não tem nenhum aspecto de rede social.

Isso faz com que muitos migrem do RSS para as redes sociais e, por sua vez, os blogueiros estão cada vez mais favorecendo as redes sociais pois elas permitem que o blog seja divulgado mais facilmente. Com isso, o RSS tem se enfraquecendo nos últimos anos.

Conclusão

Eu ainda acho o RSS uma ótima tecnologia e utilizo ele diariamente para obter informações vindas da internet. Para aqueles que não conhecem, pode ser uma ferramenta valiosa. Mas é uma tecnologia que já está um pouco datada e que precisa de uma renovação para poder sobreviver na internet atual.

Image: FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Por Que Usar RSS para Acompanhar Blogs e Sites?”

  1. Joacelio Moura de Lucena diz:

    Também acho a agregação por RSS muito melhor do que as redes sociais para me manter informado. Quanto a saber o que seus amigos estão lendo via RSS, o Google Reader já teve tal função, bastava seguir as fontes de notícias compartilhadas de seus amigos, ou seja, tudo o que eles compartilhavam aparecia no seu Reader.

    1. schouery diz:

      Olá,

      Eu também gosto muito de RSS, não consigo viver sem.

      Essa funcionalidade do Google Reader era muito boa mesmo. Uma pena que foi removida. Mas ainda sim, eu acho que era pouco, já que nem todo mundo usava o GReader.

      Precisa ter algo de social embutido no RSS. Mas não sei bem como ou se seria possível.

      Obrigado pelo comentário e pela visita!
      Abraços!