Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Aprendendo LaTeX: Livros, Sites e Softwares

Comentários
Aprendendo LaTeX: Livros, Sites e Softwares

Em setembro escrevi um post sobre LaTeX, uma excelente ferramenta de edição de textos que permite criar livros, artigos e vários outros conteúdos (inclusive slides) com uma aparência muito profissional. Nesse post vou abordar um pouco sobre como aprender e começar a usar o LaTeX.

Aprendendo Latex

Uma Introdução (Não Tão) Curta sobre LaTeX

A minha ferramenta principal de aprendizado de LaTeX foi o livro gratuito “The Not So Short Introduction to LaTeX” (com versões em inglês e português) que é distribuído pela própria CTAN (Comprehensive TeX Archive Network), um conjunto de sites que servem a comunidade TeX.

No livro, você pode encontrar quase tudo o que é essencial para começar a utilizar o LaTeX. É um conteúdo muito bem explicado e exemplificado e é mais do que suficiente para começar a usar o LaTeX.

Ferramentas Online

Pode ser que, por um motivo ou pelo outro, você queira usar o LaTeX sem fazer a instalação na sua máquina. Para isso, existem duas ótimas ferramentas online grátis que permitem editar textos em LaTeX.

O ShareLaTeX (antigo ScribeTeX e que foi indicado pelo leitor Joacelio) é um editor de LaTeX que, além de gerar o PDF, permite adicionar colaboradores para editarem o texto com você.

Ele traz algumas funcionalidades interessantes como permitir baixar o projeto todo como um arquivo zip, deixar mensagens para os colaboradores, fazer uploads (para utilizar imagens, etc) e organizar o projeto utilizando pastas.

Já o writeLatex (sugerido pelo leitor Léo Vailati) é bem parecido com o ShareLaTeX apesar de ter uma aparência mais simples. Ele tem uma funcionalidade bastante interessante que permite ver o arquivo gerado quase em tempo real.

Infelizmente, a forma de colaboração é um pouco estranha, já que envolve enviar o link do texto para os colaborabores. Ou seja, quem tiver o seu link poderá ler e editar o seu texto, o que pode ser ruim dependendo do conteúdo que você está produzindo.

Editores Visuais

Existem vários editores especializados em LaTeX ou que oferecem suporte ao mesmo (como o TextMate e o SublimeText).

Um desses editores, indicado pelo leitor Xultz, é o LyX um editor visual para LaTeX. Ele é bem interessante já que permite usar todo o poder do LaTeX com a facilidade de utilizar botões e menus para editar o texto.

Outro software parecido que também é muito bom é o TeXmacs. Ambos os editores estão disponíveis para Mac OS, Linux e Windows.

Outras Ferramentas e Fontes de Aprendizado

Uma fonte que utilizo frequentemente é o WikiBook de LaTeX. Esse WikiBook tem uma grande quantidade de informações úteis, sempre acompanhado de exemplos bastante visuais.

Outro site bem interessante é o LaTeX Templates que oferece vários templates como currículo, cartas, teses, artigos e calendários para LaTeX.

Para os que precisam editar textos matemáticos, dois sites são bastante úteis: o mathURL que permite ver criar uma equação através do LaTeX e ver o resultado imediatamente e o detexify, que permite desenhar (com o mouse) um símbolo matemático e descobrir qual o comando de LaTeX usado para criar esse símbolo.

Por fim, uma ferramenta interessante é txt2tags (indicado pelo Grasiani) que converte textos em um formato bastante simples para muitos formatos incluindo LaTeX.

Além disso, a internet está cheia de tutoriais e blogs especializados em LaTeX. E se tudo mais falhar, você sempre pode tirar dúvidas com no StackOverflow, um ótimo site onde é possível fazer perguntas que são respondidas por pessoas que entendem do assunto.

Image courtesy of digitalart / FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Aprendendo LaTeX: Livros, Sites e Softwares”

  1. Estou necessitando dedicar um pouco de tempo nesse assunto.

    1. schouery diz:

      Acho que vale a pena se dedicar mesmo.
      Abraços!

  2. Jeremias Queiroz diz:

    Esqueceu de citar a melhor ferramenta existente para LaTeX que é a dupla GNU/Emacs + AUCTex.

    1. schouery diz:

      Olá Jeremias.
      O Emacs é, realmente, uma grande ferramenta e que já utilizei muito. Já o AUCTex eu não conhecia, mas parece bastante interessante. Obrigado pela dica!

  3. Como não mencionar o Kile, um dos melhores editores de LaTeX EVER :) http://kile.sourceforge.net/

    1. schouery diz:

      Fico feliz de ver que existe uma grande quantidade de opções para o pessoal do LaTeX. Obrigado pela dica!

  4. alexandre seabra diz:

    Fica a dica para outro arquivo… como funciona os templates para latex? E se eu quiser alterar algo? Essas duas dúvidas me fizeram desistir de usar o Latex em alguns casos

    1. schouery diz:

      Olá Alexandre,
      acho que não entendi direito seu comentário. Você quer dizer os templates do site LaTeX Templates mencionados acima, ou como configurar o latex para mudar opções como margens e etc?