Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Organizando a Biblioteca do iTunes

Comentários
Organizando a Biblioteca do iTunes

Conforme colocamos novas músicas na biblioteca do iTunes, mais bagunçada fica essa biblioteca fica. Pode parecer capricho, mas uma biblioteca do iTunes bem organizada com as capas dos CDs e as informações corretas de cada música não só deixa o iTunes mais bonito mas também mais prático de usar.

É possível organizar a sua biblioteca manualmente (e inclusive existe uma série de artigo bem interessantes da MacMais sobre o assunto), mas esse pode ser um trabalho longo e tedioso se você tiver muitas músicas.

Por isso, eu utilizo o TuneUp (Anual: US$ 39,95  e Lifetime: US$ 49.95 – Windows e Mac OS). Além da versão paga, existe também uma versão grátis que permite modificar 50 músicas, obter 25 capas de CDs e remover 25 músicas duplicadas para você testar o TuneUp antes de comprar.

Biblioteca do iTunes Organizada

Nada como uma biblioteca do iTunes bem organizada

O TuneUp traz um conjunto de funcionalidades bem interessantes para organizar a biblioteca do iTunes. Ele contém 3 abas que permite arrumar os seus arquivos.

Limpando a Biblioteca do iTunes

Na aba “clean” é possível organizar todos os meta-dados da sua biblioteca. Basta arrasta até 1000 músicas para o TuneUp e esperar que ele colete todos os dados dessas músicas. Ele mostrará para você de quais CDs são aquelas músicas e você pode decidir salvar a informação ou não. Caso você escolha salvar, os dados e a capa do CD serão adicionados às músicas escolhidas.

Clean e Analyze do TuneUp

As funções Clean e Analysize

Se quiser também é possível desfazer as alterações realizadas pelo TuneUp ou então analisar a sua biblioteca para ver a quantidade de músicas com informações faltando.

Capas de CDs

Talvez você não queira mudar as informações de algumas das suas músicas mas gostaria de ter a capa dos CDs. Basta pressionar o botão “Find Missing Cover Art” e o TuneUp percorrerá toda a sua biblioteca procurando por musicas sem capas. Então você poderá salvar as capas dos CDs, inclusive escolhendo entre capas alternativas.

Removendo Músicas Duplicadas

Algo muito comum em uma biblioteca do iTunes desorganizada são as músicas repetidas. O DeDuper é a aba do TuneUp dedicada a encontrar essas músicas duplicadas.

Após pressionar o botão “Find Duplicate Songs” você verá a lista de músicas que estão duplicadas. Você pode ouvir as várias versões para garantir que são realmente duplicatas, marcar quais arquivos você quer manter ou não e remover todas ou apenas algumas das duplicatas.

Para garantir que você não perderá nenhum arquivo, o TuneUp não apaga a música do seu disco, ele apenas move para uma pasta da sua escolha.

CoverArt e DeDuper do TuneUp

As funções Cover Art e DeDuper

Tuniverse

A aba Tuniverse não é utilizada para organizar a sua biblioteca e sim para trazer informações sobre as músicas que estão tocando.

O Tuniverse contém três outras abas: Concerts onde é possível ver informações de shows das bandas na sua biblioteca, Now Playing que mostra informações da música atual como letra da música, vídeos no Youtube, biografia e notícias da banda e recomendações de CDs parecidos com o que está tocando e a aba Share que permite enviar para o Facebook quais são as últimas músicas tocadas, as músicas mais tocadas, os seus albuns favoritos, etc.

Como organizar a biblioteca?

Utilizando o TuneUp o processo é bastante simples, já que a aba Clean faz tudo o que você precisa. Uma dica é criar uma Smart Paylist com as regras “Comments does not contain Cleaned by TuneUp!” e “Media Kind is Music”. Assim você poderá ver quais músicas ainda precisam ser processadas pelo TuneUp.

Apesar do preço salgado, o TuneUp é bastante interessante para aqueles que têm uma grande biblioteca de músicas e gostaria de organiza-la, sem ter que fazer todo o processo manualmente.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.