Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Como Aumentar a Memória Interna do Android

Comentários
Como Aumentar a Memória Interna do Android

Alguns celulares Android, principalmente os Celulares de Entrada, têm uma grande limitação no tamanho da memória interna onde são guardados os aplicativos.

Apesar de muitos arquivos e dados ficarem guardados no cartão SD, existem outros dados que precisam ficar na memória interna. Com isso, é comum acontecer de não podermos instalar uma nova App por estar com a memória interna cheia.

Aumentar a Memória Interna do Android

Nesse texto explico como aumentar a memória interna do Android através de duas Apps. Isto é, a capacidade real do seu aparelho não irá aumentar (já que para isso, seria necessário a instalação de algum Hardware). Essas Apps irão aumentar a memória interna de forma virtual, usando o cartão SD para ter o efeito desejado.

App2SD – Uma Primeira Solução para Aumentar a Memória Interna

Uma forma simples de lidar com esse problema é usar um aplicativo como o App2SD. Ele automaticamente move aplicativos para o cartão SD, além de avisar quando um aplicativo pode ser movido.

Ele pode ser uma solução inicial para aqueles que precisam aumentar a memória interna do Android já que ele irá instalar as Apps no cartão SD. Além disso, o App2SD é bastante fácil de usar, é grátis e não precisa de Root e nem de particionamento do cartão SD, como iremos mencionar no outro método.

Mas, infelizmente, alguns aplicativos não podem ser movidos com o App2SD. Com isso, o App2SD pode não ser uma opção viável para você, já que, na verdade, ele não irá aumentar a memória interna do Android e sim facilitar o processo de enviar Apps para o cartão SD.

Link2SD – Uma Solução Definitiva para Aumentar a Memória Interna

O Link2SD (grátis), funciona de uma forma parecida com o App2SD, mas ele permite que praticamente qualquer App seja movida para o cartão SD, de forma a aumentar a memória interna do Android.

Em primeiro lugar, o Link2SD é mais difícil de usar que o App2SD pois além de ser necessário obter o Root do seu celular, você também precisará particionar o seu cartão SD.

A ideia é particionar o seu cartão SD, isto é, dividi-lo em duas partes (chamadas de partições) que irão se comportar independentemente. Uma partição será usada da forma usual, para guardar músicas, fotos, etc. Já a outra partição irá armazenar as suas Apps.

O Link2SD salvará suas Apps nessa segunda partição e “fingirá” para o Android que essas Apps estão no celular e não no cartão SD, ou seja, ele simula o aumento da memória interna do Android.

Para os que tem uma curiosidade mais tecnica, o Link2SD cria um link simbólico para a App que está no cartão SD, de forma que o Android não percebe que a App não está na memória interna. E por isso recebe esse nome.

Pode parecer algo bastante técnico e complicado, mas um usuário do fórum do AndroidZ criou um ótimo tutorial de como fazer o particionamento (usando Windows) e usar o Link2SD.

Conclusão

Os proprietários de celulares com uma memória interna muito limitada precisam de uma forma de poder deixar as suas Apps no cartão SD.

Apesar do Android permitir enviar as Apps para o cartão SD sem precisar de nenhuma App, acredito que o App2SD seja uma ótima ferramenta para essa tarefa.

Mas o Link2SD é muito melhor para aumentar a memória interna do Android. Infelizmente ele é difícil de instalar e usar, algo que pode ser uma barreira para muitos.

Image courtesy of Victor Habbick / FreeDigitalPhotos.net

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Como Aumentar a Memória Interna do Android”

  1. Joice Barbosa diz:

    Muito boa esta ideia. Vou experimentar quando comprar um cartão sd de capacidade maior. O meu de 4gb está lotado de livros e músicas, dá pra fazer mais nada.

    Obrigada pela dica.

  2. Jo Pacheco diz:

    Legal, to realmente necessitando aumentar a memoria do meu android.

  3. Não existe nenhum método, onde a memória interna do Android ficasse SEM NADA, mais é sem nada mesmo. E como se os APP’s fossem direto pro cartão SD, e os dados, também fossem armazenados no cartão SD, tem como fazer isso?

    Eu não entendi muito direito o Post acima. Então eu queria saber se esse método, “aumenta teóricamente” a memoria interna do Android. Porque eu quero que seja assim: eu instalo os APP’s no cartão SD, e os dados vão para a memória interna, mas quando a memória interna acabar, o Android use o cartão SD pra arquivar os dados dos APP’s, isso é possivel?

    DESCULPA PELO TEXTO IMENSO, rsrsrs.

    1. Rafael Schouery diz:

      Olá Orlando,

      Essa é exatamente a ideia desse artigo, mandar (quase) tudo para o cartão SD.

      O que esse método com o Link2SD faz é parecido com o que você quer. As apps e os dados podem ficar no cartão SD liberando o espaço interno do Android. Inclusive é possível configurar para enviar as apps automaticamente para o cartão SD.

      Abraços!

  4. oi, boa tarde …Gostaria de saber se tem alguma forma de excluir os apps que já vem no celular e como eu instalo o App2SD (e oque certemente ele faz, nao entendi o post acima) ?
    quero excluir os apps que já vem no celular no qual ocupam memoria atoa e instalar os apps no cartao SD(o meu é o GALAXY Y)

  5. Rafael Schouery diz:

    Ola Gisele,

    Para remover Apps que já vêm instaladas no seu celular você pode usar vários aplicativos diferentes, entre eles o Link2SD. Mas você precisará ter feito o processo de obter o root do seu celular: http://www.mafagrafos.net/2012/04/19/rooting-custom-roms-e-pirataria-no-android/

    Mas tome muito cuidado para não remover nada importante…

    Agora, para instalar o App2SD, basta você instala-lo pelo Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.a0soft.gphone.app2sd&hl=pt_BR

    O que o App2SD faz é basicamente mover o arquivo da App para o seu cartão SD, economizando espaço da memória interna.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

  6. obrigada