Twitter FacebookGoogle + Youtube RSS Email

Melhorando o Uso da Memória RAM do Android

Comentários
Melhorando o Uso da Memória RAM do Android

Vários celulares Android sofrem grandes problemas de performance, principalmente relacionados a limitações  e mal uso da memória RAM do Android. Felizmente existem diversos programadores preocupados em resolver esse tipo de problema.

Garfield e sua Memória

Existem diversas Apps para resolver problemas do Android como economizar bateriaaumentar a memória interna, launchers para trocar a tela inicial por uma mais leve e até versões do Android feitas para serem mais leves, como a CyanogenMod.

Na verdade, todo esse repertório de Apps podem ajudar muito os usuários de Android, principalmente aqueles com um celular de entrada, que tem características muito limitantes.

Recentemente, mencionei o Seeder, uma App que visa tirar os vários engasgos que o Android apresenta, principalmente na versão 2.3 e nas anteriores.

Uma outra alternativa interessante é o RAM Manager, uma App para lidar com o gerenciamento da memória RAM no Android.

Gerenciando a RAM do Android com o RAM Manager

O RAM Manager é uma App para Androids com root que tem como objetivo otimizar o uso de memória RAM do Android.

Gerenciando a RAM do Android com o RAM Manager

Ele pode ser uma ótima solução para aqueles com pouca memória RAM livre e problemas de performance no Android (mas se o seu problema é com memória interna, isto é, aquela que você usa para instalar Apps, você precisará de outra solução).

O RAM Manager traz várias opções diferentes de configuração, que devem ser escolhidas conforme a forma que você usa o seu celular. As opções de configuração são várias e incluem:

  • Balance: Uma opção para o uso no dia a dia, para um melhor gerenciamento da mémoria RAM do Android, obtendo assim um celular rápido.
  • More free memory: Útil para aparelho que tem pouca memória RAM interna. O RAM Manager se encarrega de deixar mais memória livre, diminuindo os lags.
  • More multitasking: Para aqueles que alternam entre várias Apps rapidamente.
  • Hard Gaming: Para quem quer executar jogos pesados no celular.

Infelizmente, apenas a opção Balance está disponível na versão grátis. Mas talvez a própria opção Balance já traga melhoras no seu celular.

Existem algumas outras opções disponíveis no RAM Manager que incluem:

  • Carregar o RAM Manager no boot do celular.
  • Travar o launcher na memória para que você sempre possa voltar para a tela inicial sem lags.
  • Definir um arquivo de Swap que melhora a performance da memória RAM do Android mas que pode fazer com que o seu cartão SD tenha uma vida útil mais curta.

Conclusão

Confesso que no começo eu estava muito frustrado com o meu celular Android, mas conforme fui pesquisando mais e mudei a minha visão sobre o meu celular, acabei encontrando várias ferramentas interessantes que tornaram o meu celular muito melhor.

Acredito que, além do CyanogenMod, as principais ferramentas que me dão um ótimo celular hoje, apesar de se tratar de um celular de entrada, são o Seeder e o RAM Manager Pro.

Por isso, acho que vale a pena experimentar o RAM Manager Free e, eventualmente, se você gostar, comprar o RAM Manager Pro.

Sobre Rafael Schouery

Rafael é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e atualmente faz parte do programa de Doutorado em Ciência da Computação na USP.É entusiasta de tecnologias que surgem no mercado diariamente, sendo seus maiores  interesses, aprender tecnologias que ajudem no dia-a-dia, melhorem a produtividade e o acesso a informação.

Comentários para “Melhorando o Uso da Memória RAM do Android”

  1. Tiago Marques diz:

    Baixei esse aplicativo na Google Play para meu galaxy y duos GT-S6102 e pude verificar que não funciona

    1. schouery diz:

      Olá Tiago,
      que pena que para você não funciona. Para mim tem sido muito útil.

      Abraços!

      1. Tiago Marques diz:

        Qual o seu smartphone? Também, né…

        1. schouery diz:

          Atualmente é Galaxy S4, mas o Seeder foi umas das Apps que tornou o meu antigo LG P350 muito mais rápido. Então não sei qual é o seu ponto.

          Realmente, é uma pena que não funcionou para você. Mas tem funcionado para muita gente na internet e só isso já o torna um software interessante por si só.

          1. Caras, se o aparelho não for rootado não funciona. Simples assim.